O que visitar em Lucca
Lucca é uma charmosa cidade na região da Toscana, que as pessoas normalmente visitam quando vão a Pisa, mas Lucca vale mais do que meia manhã ou meia tarde de visita porque apesar de ser pequenina, ela tem bastante pontos interessantes para visitar.
Mais uma das joias da Toscana!
Muralhas de Lucca
Comecemos por um dos aspectos que mais chamam atenção na cidade: suas muralhas. Lucca faz parte de um “seleto” grupo de cidades italianas que manteve suas muralhas renascentistas intactas. Como Lucca, somente Bergamo, Grosseto e Ferrara têm muralhas em perfeitas condições. Fazer um passeio por elas é extremamente agradável, principalmente no outono, quando as folhas ganham a coloração amarelada!
Anfiteatro
O segundo aspecto que eu considero muito interessante em relação à Lucca é que a cidade mantém um anfiteatro, mas que não é bem um anfiteatro. Como? A praça do Anfiteatro foi construída em volta do antigo anfiteatro romano que existia na cidade, mantendo apenas o formato original, inclusive com as quatro portas de entrada. Diga-me se isso não é no mínimo muito interessante!
Torre Guinigi
Já pensou em subir em uma torre e encontrar árvores lá em cima? Em Lucca isso é totalmente possível. A Torre Guinigi é a mais importante da cidade, sendo também um de seus cartões postais e locais mais visitados. Das mais de 200 torres que a cidade teve na época medieval, essa é uma das poucas que restaram. Para subir, são 230 degraus, mas vale a pena!
Monumentos religiosos
Lucca não é conhecida como a cidade das 100 igrejas a toa. Ela não chega a ter tudo isso, mas existem várias igrejas espalhadas por todo o centro histórico. Algumas delas se destacam, como a Catedral (foto), que dentro possui o que os italianos chamam de tempietto, algo como o “templinho”, que eles guardam um importante crucifixo. A igreja de São Miguel é igualmente importante e tem uma belíssima arquitetura.
As vilas
Lucca também chama atenção pela quantidade de vilas (villa) que existem tanto dentro de suas muralhas quanto fora: são mais de 10. Nem todas são abertas ao público, mas é possível visitar algumas. Dentro das muralhas existem apenas duas: a Villa Bottini (foto) e a Villa Guinigi. Do lado de fora, chamam atenção algumas, como a Villa Torrigiani e a Villa Reale di Marlia. Vale a pena tentar visitar pelo menos uma quando estiver na cidade.
Lucca é uma cidade incrível e cheia de monumentos interessantes. É muito gostoso poder andar por suas ruas, e pela cidade ser pequena, é possível percorrê-la de uma ponta a outra. É interessante considerar passar pelo menos um dia para conhecer bem a cidade!