Residências reais em Turim
Turim foi a cidade da família real Savoia durante muito tempo, então várias residências da família estão espalhadas tanto pela comuna de Turim quanto na região do Piemonte. Como vimos no post anterior, os palácios Real, Madama, Carignano e Chiablese foram residências do Savoia. Neste post, veremos outras dentro da comuna de Turim.
Arquivo do Estado de Turim
O prédio do século XVIII do Arquivo de Estado de Turim hospeda cartas dos condes e duques Savoia, que percorreram a Itália atrás de arquivos familiares e de personalidades ilustres para adicionar à coleção da família, além desses cartas, existem outras documentações administrativas da época do Reino da Sardenha. Dizem que se desenrolados, esses arquivos atingem mais de 80 km de extensão!
Prédio da prefeitura de Turim
O atual prédio da prefeitura de Turim foi feito na primeira metade do século XVII e era a antiga sede da secretaria do Estado. Junto ao Arquivo de Estado (antigo Arquivo da Corte) é um dos primeiros exemplos de arquitetura feita exclusivamente para fins administrativos. Como todas as outras residências dos Savoia, ele também é patrimônio da Unesco desde 1997.
Villa della Regina
A Vila da Rainha é também do século XVII e fica na parte oriental de Turim, no bairro Cavoretto. Foi construída a pedido de Maurizio di Savoia, que foi cardeal e depois príncipe – que depois a entregou a sua mulher, Ludovica di Savoia. Depois, ela passou a ser residência dos soberanos do Savoia, recebendo o nome que a popularizou.
Teatro Regio
O Teatro Real é o teatro lírico de Turim, além de ser um dos maiores e mais importantes de toda a Itália, e um dos teatros italianos mais relevantes internacionalmente. Foi construído no século XVIII, sendo destruído por um incêndio na década de 1930 e reconstruído quatro décadas depois. Da reconstrução, permanece apenas a fachada, mas o interno dele foi totalmente remodelado – e ficou bem interessante!
Castello del Valentino
O Castelo do Valentino fica no Parco del Valentino às margens do rio Pó. Atualmente, é propriedade do Politécnino de Turim, e hospeda os cursos de graduação em Arquitetura. O castelo já abrigou os nobres da família Savoia, mas pouco se sabe sobre a origem de seu nome. O complexo foi adquirido pela família provavelmente no século XVII, quando sofreu intervenções e passando por restaurações recentemente.