Onde passar o Carnaval na Itália
Apesar de ter um dos carnavais mais famosos do mundo, nem só do Carnaval veneziano vive a Itália. Na verdade, várias outras cidades italianas comemoram – e muito – provavelmente a época mais festiva e animada do ano. Conheça outras cidades onde a comemoração do Carnaval acontece, e algumas de forma bem diferente!
Carnaval de Coumba Freida
Essa carnaval acontece na região de Valle d’Aosta, no norte da Itália, no Valle del San Bernardo. As cidades dessa região comemoram o Carnaval da Coumba Freida, que significa literalmente “do vale frio”. Aqui, eles reinvocam a passagem dos soldados que seguiam Napoleão. Os uniformes lembram aqueles usados na época napoleônica, e as máscaras são de madeira.
Carnaval de Fano
Acredite se quiser, mas o Carnaval mais antigo da Itália não é o de Veneza, mas o de Fano, na região conhecida como Marche, é também um dos mais antigos da Europa. Acredita-se que a primeira edição desse carnaval aconteceu ainda no século XIV. Uma das características desse Carnaval é a chuva de doces, com muitos chocolates e balas lançadas pelos carros ao público. Além disso, é famoso também o desfile das máscaras com carros alegóricos.
Carnaval Ambrosiano
Pois é, a capital da moda, Milão, também tem seu Carnaval, conhecido como Ambrosiano. A peculiaridade desse Carnaval é a data que ele começa: logo quando todos os outros terminam, na quarta-feira de cinzas, então em Milão, o Carnaval se prolonga por mais uma semana. Essa tradição é antiga e antes de se iniciarem os rituais da quaresma, os milaneses faziam um carnaval para atender o conde de Milão que sempre voltava de peregrinação nessa época.
Carnaval de Ivrea
Na cidade que fica em Piemonte acontece um Carnaval bastante original também. Em Ivrea, a população relembra a revolta do povo contra a tirania usando… laranjas! Sim, a principal atração desse Carnaval é a batalha das laranjas, que acontece na terça-feira. Um belo desperdício de laranjas, sem dúvidas, mas também um Carnaval bastante animado e diferentão!
Ainda dá tempo de se programar! 😉