A bela Cortona
Cortona fica na província de Arezzo, na Toscana, e tem mais de três mil anos de história. É considerada uma das joias da região, pois é mantém suas características medievais muito bem conservadas, do ponto de vista arquitetônico.
Vai muito além da cidade que ficou conhecida por conta do livro “Sob o Sol da Toscana”. Vamos lá?
Centro histórico
Claro, como não poderia deixar de ser, o centro histórico de Cortona é muito rico arquitetonicamente. Pelas ruas, existem bares, lojas de artesanato e restaurantes típicos. Não se deve deixar de visitar a Piazza della Repubblica com o Palazzo del Capitano del Popolo, além da Piazza Signorelli, com o Teatro Signorelli e o Museu Etrusco (MAEC).
Parque arqueológico
O parque arqueológico de Cortona abraça tanto o período etrusco quanto o romano. Dentro de Cortona, é possível apreciar os restos do período etrusco, além de algumas estruturas subterrâneas. Do período romano, existe o aqueduto do lado da igreja de Santo Antônio. Ainda existem um museu paleontólogo, as muralhas etruscas e algumas tumbas históricas.
MAEC
O Museu da Academia Etrusca e da Cidade de Cortona (MAEC) é uma junção do Museu da Academia com o Museu da Cidade Etrusca e Romana de Cortona, em 1727. Aqui, é possível ver algumas tumbas etruscas encontradas no território, as cerâmicas e um documento etrusco chamado Tabula Cortonensis, que é considerado extremamente raro.
Basílica de Santa Margherita
Santa Margherita é a santa padroeira da cidade. A basílica fica na parte alta da cidade, em uma posição muito interessante. Foi construída através de um desenho feito por Giovanni Pisano depois da morte da santa, e enriquecida com pinturas e esculturas, principalmente de Siena. No mausoléu, fica a urna da santa, obra de Pietro da Cortona.
Comer e beber
Cortona é conhecida por sua boa gastronomia. É possível provar cervejas artesanais, lanchinhos com produtos típicos da região, além dos vinhos da região. Na cidade inteira estão espalhados restaurantes, pizzarias e tavernas que propõem a culinária típica da Toscana. Sem dúvida alguma, quem visita Cortona não deve deixar de fazer uma pausa para comer e beber!
Uma joia toscana que merece uma visita!