Urbino, cidade renascentista
Quando pensamos em Renascimento, provavelmente, a primeira cidade italiana que vem à cabeça é Florença. Mas na região das Marche fica um dos centros renascentistas mais importantes da Itália: a cidade de Urbino.
Com pouco mais de 15 mil habitantes, desde 1998 o centro histórico é patrimônio da Unesco. Quais belezas essa cidade oferece?
Palazzo Ducale
Um dos exemplos arquitetônicos mais interessantes de toda época renascentista é, sem dúvidas, este prédio que atualmente é sede da Galeria Nacional das Marche. Propriedade do Governo, é um dos monumentos mais visitados da região, também sendo sede de peças teatrais e eventos musicais.
Duomo
Ao lado do Palazzo Ducale, encontra-se o principal monumento religioso de Urbino, sua catedral. Foi demolida por um terremoto no final do século XVIII, sendo reconstruída em estilo neoclássico, mas mantendo sua grandeza de catedral renascentista. A fachada é feita de um material diferente do restante da igreja, em pedra de Furlo (que fica na região das Marche).
Monastério de Santa Clara
O antigo monastério das clarissas de Urbino é também um de seus principais monumentos e um dos exemplos máximos de arquitetura renascentista. Atualmente, não funciona mais como monastério, mas como um instituto superior para as indústrias artísticas de Urbino. A construção data do século XV.
Os oratórios
Na cidade, existem dois importantes oratórios. O dedicado a São João foi construído no começo do século XX. Dentro dele, é possível admirar belos afrescos que representam a crucificação de Cristo; o outro é dedicado a São José e é muito importante historicamente. Ele é mais antigo e guarda obras do século XVIII.
Casa Natal de Rafael
O pintor Rafael Sanzio é provavelmente o cidadão mais ilustre da cidade de Urbino. A casa na qual ele nasceu em 1483 foi construída no século XIV. No século XIX, ela virou a Academia Rafael, que promovia estudos sobre o pintor. O primeiro andar ainda mantém a mobília da época. Nas outras salas, é possível encontrar reproduções de pinturas do grande artista.
Uma pérola da região das Marche para ser visitada junto com Pésaro!