Conheça as músicas italianas da Casa de Papel
A série espanhola, sucesso no mundo todo, estreiou sua quarta temporada nos últimos dias para a alegria daqueles que a aguardavam. Agora, ainda mais esperada, em tempos de confinamento devido ao novo Cororonavirus.
A saga continua dentro do Banco da Espanha e não desaponta: muitas cenas de ação e até de alerta a questões de gênero recorrentes em nossa sociedade, sem deixar faltar…a música! (você também concorda que aquela música de abertura da série, presente desde a primeira temporada, ficou meio deslocada do restante do seriado?)
É verdade que as músicas se encontram com nossa enforia de estar vendo a série e nos sentimos parte do bando com vontade sair cantando com ales.
Vamos apresentar neste artigo as músicas que embalaram momentos cruciais desse grande assalto, mas com um foco nas canções italianas que fizeram ambiente para reuniões de discussão de planos, momentos de bebedeira ou pura celebração da amizade.
1. Bella Ciao / Canto popular
A primeira a aparecer foi a canção “Bella Ciao”, em português, “Tchau Bela”, logo na primeira temporada. Ela era inicialmente cantada por camponesas no norte da Itália que trabalhavam na colheita do arroz no fim do século 19 e protestavam contra condições de trabalho ruins.
Anos depois, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, essa mesma canção foi adaptada e utilizada pelos chamados “partigiani” (partigianos), durante a resistência ao facismo. Na Resistência estão as origens da Republica Italiana, instalada em 2 de Junho de 1946. O Comitê de Liberação Nacional e seus partidos elaboraram a constituição da República Italiana amparada nos principios da democracia e do anti-fascismo.
Na série percebemos que Bella Ciao é interpretada para simbolizar a resistência ao mundo como ele funciona, onde os Governos reprimem a sociedade e as pessoas são o mau retribuidas. A música diz “Ciao” ao fantasma da dominação e impotência do cidadão que busca a liberdade.
2. Presto / Antonio Vivaldi
A segunda música, talvez você não esperasse, mas ela pertence a Antonio Vivaldi. O Concerto Presto – Verão de As Quatro Estacões, do grande compositor e violinista nascido em Veneza, aparece na terceira temporada da série.
Seguindo a lista temos duas canções belíssimas e poucos conhecidas aos brasileiros, ambas na quarta temporada recém lancada.
3. Ti Amo / Umberto Tozzi
A primeira a aparecer foi “Ti Amo” de Umberto Tozzi.
Este cantor e compositor de Turim tem 80 milhões de discos vendidos e está entre os artistas italianos com o maior número em vendas da história. A canção “Ti Amo” foi lançada em 1977 e o consolidou como artista de sucesso na Itália. Em 1979 lançou outro hit histórico “Gloria” e presente na boca dos italianos de todas as gerações.
3. Centro di gravità permanente / Franco Battiato
Para mim,foi uma surpresa maravilhosa ver, o que é talvez minha musica italiana preferida, também na quarta temporada. Esta que segue é a quarta e última música italiana na série a Casa de Papel, e vai te levantar para dançar e até a investigar a discografia de Franco Battiato que interpreta “ Centro di gravità permanente”. Vamos ao refrao:
“Cerco un centro di gravità permanente
che non mi faccia mai cambiare idea sulle cose sulla gente”
“Procuro um centro de gravidade permanente
Que não me faça mais mudar a ideia sobre as coisas e sobre as pessoas”
Certamente Franco Battiato fala de equilíbrio das percepções dele sobre as pessoas e o mundo ao seu redor e como as ideias podem mudar.
Lembrando agora, isso faz muito sentido com a cena da série quando acontece um diálogo entre Berlin e o Professor enquanto a música toca. Eu fico por aqui!
E aguardando mais músicas italianas nas proximas temporadas.
Vocês também?