10 cantores italianos
Tarantella, Funiculì Funiculà, O’ Sole Mio… todas elas um verdadeiro clássico da música italiana – do século passado! rs
A música italiana também evoluiu e alguns cantores e bandas da nova geração representam muito bem o país. Ah sim, ela também vai além de Laura Pausini e Eros Ramazzotti, ambos muito populares em terras tupiniquins.
1. Ligabue
Luciano Ligabue é simplesmente o cantor mais popular da Itália. Roqueiro, começou sua carreira na década de 90 e já fez uma única apresentação em São Paulo em janeiro desse ano: esgotada. Se aqui a apresentação foi diante de um público de mais de 1200 pessoas, na Itália, ele tem simplesmente o maior público pagante da Europa: 180 mil pessoas.
2. Cesare Cremonini
Cesare Cremonini também começou sua carreira na década de 90. A canção acima foi um mega sucesso na Itália em 2014, levando Cesare ao topo das paradas com facilidade (e por muito tempo). Um cantor que mistura pop e rock, com letras bem marcantes e bastante pessoais – uma delas menciona inclusive o nosso Senna. Um dos maiores compositores italianos da atualidade também.
3. Il Volo
Eu sei que mencionei que O’ Sole Mio era um clássico italiano do século passado, mas eu proponho o trio Il Volo pela releitura que eles propuseram de alguns clássicos levando a um novo estilo musical, o operatic pop, mistura de ópera com pop, tornado a ópera mais acessível, principalmente aos jovens. Eles são os atuais campeões do Festival de Sanremo, um dos maiores festivais de música do mundo que já revelou milhares de talentos.
4. Nina Zilli
Nina Zilli é a rainha do soul italiano. Muitas vezes comparada à Amy Winehouse, provavelmente por conta da semelhança na voz e no estilo musical (algumas vezes até mesmo o cabelo), mas eu acredito mais que essa é a Nina Zilli mesmo, sem cópias. Uma ótima cantora para você que busca algo mais soul com jazz com blues com reggae… uma mistura boa e uma cantora que segura a onda.
5. Alex Britti
Eu sou mega suspeita para falar de Alex Britti porque ele é o meu favorito. Foi campeão na categoria de Novas Propostas do Festival de Sanremo de 1998 com a música Oggi Sono Io, que depois foi regravada pela Mina (uma das maiores cantoras italianas de todos os tempos). Guitarrista por natureza (considerado o melhor italiano da atualidade), ele mistura baladas românticas com jazz e vários solos de guitarra.
6. Tiziano Ferro
Tiziano Ferro é bastante conhecido pelos brasileiros porque cantava a música do padre da novela (não lembro do padre nem da novela, mas a música é Imbranato). Tiziano começou cantando mais no estilo R&B, mas em seus últimos álbuns tem se arriscado mais nas baladas românticas – que, para mim, se encaixam perfeitamente em sua voz – e ainda assim às vezes ainda faz rap, dance e o R&B.
7. Francesco Renga
Francesco Renga também é um cantor mais experiente e já participou de vários Sanremos, ganhando o prêmio em 2005 com a música Angelo. A canção do vídeo acima foi a mais tocada no verão italiano do ano passado, ano em que ele também participou do Festival, mas ficou em quarto lugar. Um cantor romântico, mas já se arriscou em álbum cover com uma orquestra (Orchestraevoce de 2009).
8. Annalisa
Mais uma para representar o lado feminino da Itália, Annalisa é uma jovem cantora que surgiu por conta de um reality show chamado Amici di Maria De Filippi, que busca revelar novos talentos na música. Annalisa canta basicamente pop, mas eu gosto muito da sua voz, que considero bem marcante. Já participou de dois Sanremos, mas nunca venceu. Ainda assim, eu a considero uma das boas promessas da música italiana atual.
9. Modà
A banda Modà é bastante popular entre os jovens italianos. Eles já tinham publicado três álbuns, mas só estouraram nas paradas italianas em 2011 por conta do álbum Viva I Romantici – para mim, de fato, o melhor álbum da banda até então: Gioia foi lançado em 2013, mas considero o antecessor melhor. Eles misturam rock com baladas românticas e eu acho que dá muito certo.
10. Jovanotti
Finalizo a lista com outro cantor italiano de imensa popularidade: Lorenzo Cherubini Jovanotti ou simplesmente Jova como é conhecido pelos italianos. Canta basicamente de tudo (inclusive samba! rs). Ficou conhecido na Itália inteira pela música acima: uma serenata em versão rap. E Jova é isso mesmo: uma mistura muito louca de ritmos que funciona única e exclusivamente com ele.
Existem vários outros cantores italianos da nova geração que são bem interessantes, e vários outros da antiga geração que não são muito conhecidos pelos brasileiros, mas que são igualmente incríveis.
Quem sabe não fica para um próximo post? (: