5 cidades sicilianas para conhecer!
A Sicília é uma das tantas ilhas que fazem parte da Itália, sendo a maior delas e a maior do Mediterrâneo. Um lugar incrível que agrada tanto aqueles que gostam de sol e praia, já que ali ficam algumas das praias mais bonitas da Itália, e história e cultura, com seus vários monumentos espalhados ao longo da ilha.
Um lugar de tirar o fôlego, sem dúvidas! Conheça cinco cidades sicilianas que valem a sua visita:
Siracusa
Cidade que fica na costa oriental da ilha, no passado, Siracusa fez parte de uma das grandes metrópoles do mundo antigo, uma das maiores do mundo grego. Também foi capital da ilha durante o período romano e o bizantino.
Por conta de sua história, tem muitas riquezas de relevâncias históricas e arqueológicas nos estilos renascentista e barroco. Além de algumas reservas naturais, a cidade também tem um patrimônio da UNESCO: a necrópole de Pantalica.
Taormina
Um dos maiores centros turísticos da Sicília, Taormina tem pouco mais de 11 mil habitantes. A cidade conquista a todos por conta de sua beleza, espalhada entre monumentos históricos, suas belas praias e a visão garantida de um dos vulcões mais importantes da Itália, o Etna.
Taormina já teve domínio de muçulmanos e também dos franceses, o que contribuiu para suas riquezas histórica e arquitetônica. Os monumentos são vários, mas o mais visitado é provavelmente o Teatro Antico, que garante uma bela vista da cidade.
Agrigento
A cidade dos templos, Agrigento foi fundada em 580 a.C. e vários povos já passaram por essa cidade, mas o que mais marcou foi o grego, deixando seus rastros até os dias de hoje. Agrigento foi Akragas e passou a ter o nome atual após ser conquistada pelos romanos.
A Valle dei Templi, onde estão nada mais, nada menos que 10 templos e três santuários da era grega, é patrimônio da UNESCO desde 1997 e sem dúvidas o sítio mais visitado da cidade, e um dos mais visitados da Sicília.
Catânia
A segunda maior cidade siciliana, atrás somente da capital Palermo, também conta com uma história milenar que começa em 729 a.C., passando por vários diferentes domínios que somente enriqueceram o patrimônio artístico, arquitetônico e cultural da cidade. Também foi capital do Reino da Sicília, que durou até o fim do século XIX.
A cidade teve grandes transformações por ter sofrido muito com terremotos, passando sempre por reconstruções. O estilo que impera em Catânia é o barroco, tanto que seu centro histórico barroco foi também declarado patrimônio da UNESCO.
Palermo
Claro que a quinta maior cidade italiana não poderia ficar de fora. Palermo, a capital da ilha, é conhecida por sua história, cultura, arquitetura e gastronomia, pontos de encontro de diversas culturas.
Foi fundada como cidade portuária dos fenícios e foi sempre uma ligação entre ocidente e oriente, e o centro comercial mais estratégico do Mediterrâneo.
Passeando pela cidade, espere encontrar monumentos em estilo bizantino, árabe, gótico, barroco e neoclássico. Uma mistura impensável, mas que cai muito bem para a capital siciliana. Ela também é considerada a capital do estilo art nouveau.
Aproveitem que é verão na Europa: pegar uma praia na Sicília e ter a possibilidade de conhecer monumentos históricos, é algo que cairia muito bem 😉