5 coisas para não perder em Palermo
Palermo, capital da Sicília, e uma cidade que foi conquistada por diversos povos, quase não dá para contar quantos foram. O que isso significa? Que a diversidade cultural, artística e gastronômica da cidade é praticamente imbatível em toda Itália.
A quinta maior população da Itália com mais de 1 milhão de habitantes, na região metropolitana, Palermo é uma caixinha de surpresas e são necessários alguns dias para explorá-la bem.
Nesse post, listo 5 coisas ‘da non perdere’, para não perder, quando estiver em Palermo.
Catedral de Palermo
Conhecida como Duomo, é provavelmente o símbolo da cidade, também sendo uma das igrejas cristãs mais antigas do mundo. Acredita-se que ela seja da época de 600 d.C., mas foi terminada muitos anos depois, no século XII. A Catedral é um verdadeiro exemplo do estilo gótico catalão, sendo uma joia da arquitetura que certamente você não deve perder.
Fonte Pretoria
Considerada uma das fontes mais bonitas da Itália e não sem motivos. Ela é do século XVI e existe algo muito peculiar sobre ela: foi feita em Florença. Não ficou muito tempo por lá porque o senado palermitano a adquiriu e ela foi desmontada praticamente peça por peça e levada até Palermo.
As catacumbas*
Muitas outras cidades sicilianas, como Palermo, apresentam cidades subterrâneas. Originalmente, essas vias eram usadas pelos monges Cappuccini, como cemitério. Ainda hoje é possível encontrar mais de 8 mil corpos mumificados e embalsamados intactos graças às técnicas utilizadas. Pode até ser macabro, mas é, sem dúvidas, um passeio imperdível, normalmente procurado por muitos turistas.
Stanze Al Genio
Em 2008, o Palazzo Torre Piraino, uma associação resolveu abrir ao público as salas até então fechadas do prédio que exibem lindíssimos azulejos ou cerâmicas em maiólica, produção que provavelmente começou na Idade Média. São mais de 2300 peças expostas pelas paredes, chão e mesas. Simplesmente impossível perder!
Os mercados de rua
Sem dúvidas, uma viagem até Palermo não é completa sem se visitar pelo menos um dos famosos mercados de rua, que no Brasil conhecemos como feiras. Visitar qualquer uma delas, sendo as mais famosas a de Ballarò e Vucciria, é uma verdadeira imersão nas cores, nos sabores, na atmosfera, nas tradições e na vida dos palermitanos. Você não vai querer perder isso, não é?
Bônus: cannoli
Aproveite que está visitando os mercados de rua e não deixe de provar os famosos cannoli siciliano. Existe uma fortíssima razão para que os mafiosos de “O Poderoso Chefão” terem querido deixar a arma e levar os cannoli. Não dá para perder!
*Preferi não colocar foto porque são vários corpos e pode ser meio assustador!