7 cidades imperdíveis na Úmbria
Infelizmente, como a maioria pôde acompanhar nos jornais brasileiros – e mundo afora -, três regiões italianas foram atingidas por abalos sísmicos ao longo dessa semana, o que ocasionou a morte de muita gente: até o momento, mais de 250 mortos.
Uma das regiões mais atingidas é a Úmbria, uma região bem central da Itália, que possui muitas cidades históricas. Durante os terremotos, o ministro de bens culturais acredita que quase 300 prédios históricos tenham sido danificados (alguns completamente). Apesar disso, essa região possui muitas outras belezas, ainda intactas.
Vamos conferir algumas delas:
Assis
Impossível falar em Úmbria e não pensar na maravilhosa cidade de Assis, um dos símbolos da região. Local de peregrinação por ser a cidade do santo São Francisco, muitos devotos a visitam para conhecer os locais por onde ele passou. Já mencionei suas belíssimas igrejas nesse post aqui. Quem busca Assis também encontrará uma sensação de paz única!
Perúgia
Capital da região, Perugia é uma cidade de valor cultural-histórico inestimável, repleta de igrejas, monumentos e museus, além de ruínas e áreas arqueológicas. Quem for a Perugia, não deve deixar de visitar sua Catedral (dedicada a São Lourenço), a praça IV Novembro (com sua famosa Fontana Maggiore) e o Museu Arqueológico Nacional. Quem for em outubro, não pode perder o Eurochocolate, um dos maiores festivais de chocolate do mundo.
Gubbio
A cidade de Gubbio é uma verdadeira pérola de Úmbria. Ela recebe algumas manifestações da época medieval ao longo do ano, como por exemplo, a Festa dei Ceri no mês de maio. Além das festas, Gubbio também é repleta de igrejas e monumentos históricos, a grande maioria construídos na era medieval – e ainda muito bem conservados.
Spoleto
Uma das cidades mais conhecidas da região é um encontro entre a época romana e a medieval, que ainda por cima mistura o contemporâneo. Ao longo dos anos, existem alguns festivais culturais importantes, como o Festival dei Due Mondi, que mistura concertos, teatro, óperas e dança. Mas nem só disso vive a cidade, ela também possui um teatro romano, igrejas históricas e a famosa Ponte delle Torri, que impressiona pela sua altura.
Cássia
Outra cidade de peregrinação por conta da Santa Rita, que morreu na cidade, é muito visitada por brasileiros que buscam conhecer o famoso Santuário de Santa Rita. A cidade possui outras pequenas jóias espalhadas da época medieval e que foram mencionadas nesse post aqui.
Spello
É considerada um dos borghi mais bonitos da Itália, uma das cidades mais bonitas da Úmbria. A beleza da cidade fica por conta de suas ruazinhas charmosas com suas casas feitas de pedra e com suas janelas repletas de flores. Claro que a cidade também possui prédios históricos, mas o valor dela está em apenas poder passear e apreciar a paisagem. Durante o Corpus Domini, acontece a florada de Spello.
Castelluccio de Norcia
Castelluccio é uma pequena fração da cidade de Norcia. Pequenina, com menos de 10 habitantes, faz parte do Parque Nacional dos Montes Sibillini, mas o que atrai milhares de turistas todos os anos é a sua florada, que normalmente acontece entre os meses de maio e julho. Seus campos ficam parecendo pinturas.
Sem dúvida alguma, uma região que merece ser visitada 😉