8 coisas para fazer em San Gimignano
San Gimignano é uma cidade na província de Siena, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO, e sua característica são as diversas torres e toda atmosfera medieval preservada na cidade graças a sua muralha.
Uma verdadeira joia na Toscana, a cidade é uma graça e lugares lindos para visitar.
Piazza della Cisterna
A Piazza della Cisterna fica próxima à Piazza del Duomo e era onde se desenvolvia a vida pública e o mercado antigamente. Ela é forma de um triângulo invertido e toda recoberta com telhas típicas da região da Toscana. Seu nome vem por conta da cisterna de água em forma octogonal que fica ao centro. Aqui, ficam alguns dos prédios mais importantes da cidade, como Palazzo Razzi, Palazzo Tortoli e a Casa Silvestrini.
Piazza del Duomo
A Piazza del Duomo é o local da vida religiosa e política da cidade e encanta os visitantes pela riqueza dos prédios como o Palazzo Nuovo del Podestà, a Torre Rossa e as Torres Gêmeas dos Salvucci. Subindo as escadas, você encontra o Duomo (Catedral) em frente ao Palazzo Vecchio del Podestà e a Torre Rognosa e a Torre Chigi.
Duomo
A Catedral é uma das que melhor representa o estilo românico toscano. Também é conhecida como Basilica di Santa Maria Assunta. Começou a ser construída por volta do ano 1000 e sofreu diversas alterações ao longo do tempo, além de ter sido ampliada. A fachada é de 1200 e em 1900 ela foi restaurada, depois dos danos causados durante a Segunda Guerra Mundial.
Palazzo Comunale
Dentro do prédio da prefeitura, fica a sede histórica do Museu Cívico e a Pinacoteca da cidade. Ele foi construído sobre as ruínas de um prédio entre os anos de 1289 e 1298. Por esse prédio, você também terá acesso a Torre Grossa, com uma incrível vista para a cidade. O Museu Cívico ocupa dois pisos e a Pinacoteca oferece uma viagem histórica através da arte.
Torre Grossa
A Torre Grossa é a mais alta da cidade com 54 metros. Foi construída no século XIV e é a única aberta a visitação na cidade. Além de oferecer uma bela vista da cidade, ela é um exemplo de como eram as famosas casas-torres, que famílias chegaram a habitar e que eram símbolo de poder: quanto mais alta a torre, maior a riqueza da família.
Museo San Gimignano 1300
Esse museu tem 800 metros quadrados e 10 galerias. É totalmente dedicado à cidade e aos seus habitantes e resume as características da cidade e suas produções artísticas e arquitetônicas, além de históricas e culturais que a tornaram um patrimônio da humanidade. Ele nasceu de uma ideia de Michelangelo e Raffaello Rubino, que fizeram uma reconstrução da cidade de como ela era em 1300 com suas 72 torres: uma obra que ocupa 27 metros quadrados.
A Rocca
Imperdível também uma visita a Rocca de Montestaffoli, que durante a era medieval foi sede do bispo de Volterra. Ela era usada também para hospedar o mercado e foi muito ativa no século XIV. Acabou em ruínas nos séculos seguintes e foi restaurada no século passado e atualmente apenas duas muralhas permanecem, no local onde é possível admirar a cidade e que é utilizada para eventos e shows no verão.
Gelateria di Piazza
Depois de tanto andar, nada melhor do que fechar seu dia de uma forma doce. A Gelateria di Piazza, também conhecida como Dondoli, fica na Piazza della Cisterna é uma de fama mundial, sendo o campeão na competição mundial nos anos de 2006/07 e 2008/09. O responsável por criar os sabores é Sergio Dondoli, que tenta sempre usar os produtos do território. Se for verão: prepara-se para filas!
Uma cidadezinha encantadora!