8 comidas típicas que você deve provar na Itália
Como não se interessar pela culinária italiana?
A gastronomia do país é uma das mais conhecidas – e amadas – do mundo. Impossível não comer bem em solos italianos. O difícil é não ganhar alguns quilinhos na viagem. Ainda bem, que quase tudo na Itália é feito a pé, então é possível queimar calorias facilmente! rs
Deixo aqui algumas dicas do que não perder na Itália.
Pizza
Comecemos por ela, é claro!
O país que deu origem a uma das comidas mais amadas pelos brasileiros tem uma versão diferente da pizza que estamos acostumadas. Normalmente, os italianos prezam pela qualidade da massa, com um pouco de molho de tomate, algumas rodelas de queijo e manjericão, formando a famosa pizza margherita, que leva as cores da bandeira da Itália. Favor não esperar por uma portuguesa, rs! E lembrando que a pizza por lá é individual.
Piadina
A piadina é menos conhecida pelos brasileiros, mas ela é parecida com uma massa de pizza, mas dobrada ao meio e com recheio. Ela é popular na região italiana da Emilia-Romagna. Conta-se a história que a piadina era servida nas casas mais pobres, na época do Império Romano, para substituir o pão. No seu recheio espere encontrar quase tudo, mas normalmente muita muçarela de búfala, rúcula, presunto cru e tomate – porém, as variações podem ser praticamente infinitas (e uma melhor que a outra).
Massa
Vamos ao óbvio?
E não digo necessariamente sobre o espaguete da foto acima, mas massas em geral. Por tradição, em nenhum outro lugar do mundo a massa é melhor que na Itália: além de existir um controle de qualidade absurdo em relação aos ingredientes, não devemos nos esquecer da técnica, normalmente passada de geração para geração. O que eu indica é escolher uma trattoria, daquelas que não chamem muito atenção e nem estejam muito próximas aos monumentos históricos: além de mais baratas, costumam ser caseiras e muito, mas muito mais saborosas.
Spritz
Os italianos adoram aperitivos e o mais famoso deles é, sem dúvidas, o spritz. Muito consumido na região do Vêneto, a versão mais famosa dele, a alaranjada, é feita com um licor chamado Aperol, misturado com vinho branco ou prosecco e mais uma borrifada de Seltz ou soda – ou até mesmo água com gás. Há quem goste também da versão avermelhada, que é feita com Martini. Fato é: no fim da tarde, é bem comum ver os italianos em bares bebendo o aperitivo, que normalmente vem decorado com uma rodela de laranja.
Limoncello
Para o pós refeição, uma das bebidas imbatíveis é o licor de limoncello, que é feito a partir da casca do limão siciliano e outras frutas cítricas, além de um xarope de água e açúcar. Ele tem a sua origem no sul da Itália, próximo de Capri, da Costa Amalfitana. O teor alcoólico dele é de aproximadamente 25% – a graduação do álcool etílico usado na infusão é de pelo menos 90%. O licor de cor amarelada é um ótimo digestivo, por isso a preferência após as refeições.
Tiramisù
Impossível falar de sobremesa italiana e não pensarmos logo de cara no famoso tiramisù. O doce é feito com uma bolacha parecida com a champagne, só que sem o açúcar em volta, mergulhada no café: essa é a base. Por cima, um creme feito com um queijo chamado mascarpone, que tem um sabor mais leve e por cima dele uma camada de cacau em pó peneirado. Pronto! Uma delícia que fará você comer ajoelhado, rs! E acredite: mal sente-se o gosto do queijo e o café dá aquela quebrada no sabor doce!
Biscoitos Amaretto
Bateu aquela fominha à tarde? Nada melhor que se jogar em um pacotinho com essas delícias. Feita à base de amêndoa tanto doce quanto amarga, além de açúcar e ovos, tendo origem provavelmente árabe, mas hoje totalmente difundido pela Itália. Existem duas versões desses biscoitos, a tipo Saronno, que é mais seca e crocante, e a tipo Sassello, mais macia e parecida com um marzipã. Existem versões industrializadas vendidas nos mercados, mas o melhor mesmo são os fresquinhos e feitos em confeitarias.
Pasticceria
Falando em confeitarias, as pasticcerie como os italianos dizem são como o paraíso na Terra. Impossível entrar em uma loja e não ter vontade de consumir – ou pelo menos provar – tudo. E o tudo é simplesmente tudo aquilo que você possa imaginar de mais delicioso: desde tortinhas de frutas ou tortinhas com creme de confeiteiro às mais diversas variações de chocolate, incluindo os salames de chocolate ou maravilhosas trufas, que derretem na boca. É possível que só de olhar, você engorde, rs!
Uma passagem só de ida, por favor!