A belíssima Catânia
Catânia é uma cidade na Sicília com muito mais de 300 mil habitantes que fica aos pés do Monte Etna. A cidade passou por várias dominações antes de ser anexada ao Reino da Itália. Seu centro barroco é patrimônio da humanidade declarado da UNESCO.
Vamos ver o que essa belíssima cidade tem a oferecer para quem a visita:
Piazza del Duomo
É nessa praça que se encontra provavelmente um dos maiores cartões postais de Catânia: o Liotru, o elefantinho símbolo da cidade. Muitas lendas o acompanham, dizendo que ele é mágico e protege contra as erupções do Etna. A fonte na qual ele se encontra ganhou a forma atual no século XVIII e foi feita com diversos elementos. Da praça, é possível ver o prédio da prefeitura, o Palazzo dei Chierici e a catedral.
A Catedral
Falando nela, a catedral de Catânia é um monumento magnífico. Ela foi construíra em cima de restos de uma antiga terma e é dedicada à Santa Ágata. Foi muitas vezes destruída e reconstruída depois de terremotos ou erupções do Etna. O aspecto atual também vem do final do século XVIII. Dentro da catedral, encontram-se as relíquias da santa.
Mercados
Falar de Catânia e não falar de seus mercados seria um erro. Existem vários mercados populares na cidade, mas o mais famoso deles é sem dúvida o da Pescheria, que fica bem perto da Piazza del Duomo. A Pescheria como o nome sugere é um mercado de peixes, muito, mas muito animado e caótico. Nesse mesmo local, aos domingos, acontece o Mercado de Pulgas.
As ruas Etnea e Crociferi
Duas ruas importantíssimas de Catânia. A primeira vai em direção ao Etna e tem extensão de 3 km. Ao longo dela, é possível fazer uma viagem pelo barroco siciliano. É também uma rua de compras, com lojas importantes. Já a segunda, recebe esse nome por conta das igrejas: quatro em apenas 200 metros. As igrejas são também belos exemplos do barroco siciliano.
O Etna
Claro que se estamos em uma cidade que fica aos pés do Monte Etna, não poderia ficar de fora o vulcão ativo mais alto da Europa. É possível vê-lo mais de perto através de excursões que acontecem com frequência. As trilhas podem ser feitas com jeep ou a pé, e a descida pode ser feita até mesmo com esqui. Chamam atenção as grutas usadas antigamente para tudo.
Quem passar pela Sicília não deve deixar de visitar Catânia!