A Páscoa na Itália
A Páscoa é celebrada de diversas formas ao longo de todo país, mas basicamente cada região tem sua forma de comemorar a data. Alguns focam na Via Crucis, outros nos ovos, outros na pomba e assim por diante.
Corsa dell’Angelo em Ischia
Em Ischia, existe uma celebração muito antiga, do século XVII que se chama Corsa dell’Angelo, que reproduz o momento do encontro entre Maria e Jesus após a ressurreição. Procissões do mesmo século acontecem em Bari, na Puglia, onde acontece a explosão de um fantoche de uma senhora velha vestida de negro. Ela simboliza a morte e sua explosão, a vitória da vida.
Madonna Che Scappa em Sulmona
Os fogos de artifício tomam conta das ruas na cidade de Sulmona em Abruzzo para o ritual medieval chamado Madonna Che Scappa. Já dança e cantos populares em albanês do século XVIII acontecem na sexta-feira Santa em Spezzano Albanese, Calábria.
Processione dei Misteri em Trapani
O desfile de Trapani também é bastante famoso, onde os fiéis estão vestidos com túnicas longas e com os pés descalços. A tradição é de 1756 e é conhecida como La Processione dei Misteri. Um desfile semelhante acontece em Taranto, Puglia.
Scoppio del Carro em Florença
A pomba é protagonista da festa em Florença, com o famoso Scoppio del Carro, a explosão do carro. Dizem que se a explosão for perfeita, será um ano positivo para Firenze. Por fim, temos Roma que além de uma Via Crucis interessante, tem a famosa Missa Santa no domingo de Páscoa que acontece na praça San Pietro no Vaticano.
O post completo foi publicado originalmente no Una lucciola (clique aqui para lê-lo). Boa Páscoa a todos!