Arezzo: o que visitar!
Arezzo é uma pequena cidade italiana na região da Toscana com quase 100 mil habitantes. De igreja, a cidade está repleta, além de alguns monastérios e conventos. Mas também existem algumas arquiteturas militar e civil, incluindo as casas de Petrarca e de Vasari. Mais que isso, vários filmes foram rodados em Arezzo, dos mais famosos, “A Vida é Bela”, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.
Vamos conhecer alguns lugares imperdíveis na cidade?
Piazza Grande
Comecemos com a Piazza Grande, a principal praça da cidade e o coração de Arezzo. Em volta dela, ficam prédios de diferentes épocas, sendo medievais ou barrocos. Duas vezes ao ano, em junho e em setembro, acontece a Giostra del Saracino, uma manifestação medieval muito conhecida em toda Itália.
Catedral
A Catedral de Arezzo é dedicada a São Donato. Ela foi construída sobre a antiga acrópole, entre os séculos XIII e XVI. Sua fachada foi refeita no começo do século XX, mas todo o interior mantém-se praticamente intocado. Chamam atenção os mosaicos coloridos feitos por Marcillat e a Nossa Senhora feita por Piero della Francesca.
Basílica de São Francisco
Essa é na verdade a igreja mais famosa de Arezzo porque dentro dela está uma das mais importantes obras-primas italianas: os afrescos de Piero della Francesca. Os afrescos se referem à “Lenda da Verdadeira Cruz”, ou seja, conta a história do pedaço de madeira com o qual foi construída a cruz de Cristo.
Casas de Petrarca e Giorgio Vasari
Petrarca, um dos pais da língua italiana e famoso poeta, nasceu em Arezzo em uma casa da Via dell’Orto. O prédio não é mais o original da época Medieval, mas foi reedificado no século XV. Já Vasari é outro dos filhos ilustres de Arezzo. A casa que hoje é museu foi comprada por ele no século XVI, depois de se casar.
Anfiteatro Romano
Em Arezzo, não existem apenas memórias da época medieval, mas também do importantíssimo passado romano, que tem como testemunha um anfiteatro na zona meridional da cidade. Feito entre o final do século I e começo do século II d.C., tinha espaço para até 8.000 espectadores. Apesar do abandono, ainda é possível ver partes dele.
Uma ótima pedida para quem está na Toscana.