As igrejas de Assis
Assis é uma cidade da Úmbria muito encantadora. É muito difícil encontrar alguém que tenha estado ali e não tenha gostado. As recomendações são sempre muito boas.
A cidade de São Francisco também é uma cidade onde a paz reina em quase absoluto. É muito difícil não se deixar levar por esse clima e talvez ele se deva a presença de suas várias igrejas.
Conheça algumas das mais importantes da cidade.
Basílica de São Francisco
Claro que eu teria que começar falando da basílica mais importante da cidade, aquela dedicada a São Francisco. A igreja-mãe da Ordem dos Franciscanos é dividida em basílica inferior e superior.
A basílica inferior representa a penitência e possui os afrescos mais antigos da igreja, que mostram cinco cenas da Paixão de Cristo e cenas da vida de São Francisco.
Na basílica superior, que representa a glória, existem grandes janelas e obras de Giotto, 28 afrescos no total, que reconstroem a vida do santo em questão.
Igreja de Santa Maria Maggiore
Essa igreja foi construída entre os séculos XI e XII, sobre um edifício antigo, da época paleocristã, que por sua vez foi construída a volta de uma domus romana.
Sua fachada é bem simples e no seu interior, encontram-se alguns afrescos dos séculos XIV e XV. Na cripta, que pertencia à antiga igreja antes dessa, foram conservadas colunas e um sarcófago da época romana.
Catedral de San Rufino
A Catedral de San Rufino é a catedral da cidade, o famoso Duomo em italiano. A praça onde ela surge era, antigamente, um terraço da época romana, considerado o fórum da cidade.
A sua fachada é um dos exemplos mais clássicos do estilo romano da região da Úmbria, presente em especial em Spoleto. Por dentro, a catedral apresenta alguns afrescos do século XVII e XVIII, além de órgãos do século XIX.
Basílica de Santa Clara
Santa Clara e São Francisco eram muito próximos. Depois da morte da Santa, essa basílica foi construída, na metade do século XIII, em volta da antiga igreja de São Jorge, que detinha os restos mortais de São Francisco.
Os restos de Santa Clara vieram durante a construção da basílica e ao final dela, veio também a consagração na presença do papa Clemente IV. A cripta que detém a tumba da santa foi construída somente seis séculos depois.
Basílica de Santa Maria degli Angeli
Essa basílica fica na parte baixa da cidade, um pouco além da estação de trem de Assis. Ela foi construída a pedido do papa Pio V, por volta do século XVI, para acolher os tantos peregrinos que queriam conhecer os lugares que marcaram a vida de São Francisco.
Apesar de sua fachada imponente, o grande tesouro dessa basílica é uma pequenina igreja, conhecida como Porziuncola, o lugar onde São Francisco compreendeu sua vocação, e também um de seus favoritos.
Além da Porziuncola, os devotos do Santo podem conhecer a Capela do Trânsito, onde ele morreu, e o Jardim das Rosas, que segundo a tradição, teriam perdido seus espinhos quando São Francisco rolou nu sobre elas para se livrar de suas dúvidas.
Mesmo para aqueles que não são muito ligados à religião, Assis é uma cidade encantadora, com arquitetura riquíssima, uma paz inexplicável e muitas histórias. Não deixe de incluir em seu roteiro!