Bérgamo Itália pontos de interesse
Entre uma cidade alta e outra baixa, divide-se Bérgamo, cidadezinha charmosa no norte da Itália, que fica a menos de uma hora de Milão. Juntamente com Lucca, Bérgamo é uma das poucas cidades italianas que mantém suas muralhas intactas. Mais que isso, você consegue visitar praticamente duas cidades em um único lugar.
Piazza Vecchia
O coração da città alta, cidade alta, é a Piazza Vecchia, a praça velha. Em volta dela, estão alguns dos principais monumentos de Bérgamo, como a Fontana Contarini, o Palazzo della Ragione, a Torre Civica ou Campanone e o Palazzo Nuovo. Uma praça charmosa, na qual os turistas e cidadãos normalmente se reúnem na hora do almoço para um aperitivo e música ao vivo.
Cappella Colleoni
Ao lado da catedral da cidade, o Duomo, dedicado a Santo Alexandre, fica a Basílica de Santa Maria Maggiore, mas o que chama atenção nessa basílica mesmo é a capela que fica ao lado de sua porta principal, a Capela Colleoni. A capela é o mausoléu da família Colleoni e foi construída pela vontade do militar Bartolomeo Colleoni. Lindíssima por dentro e por fora, é um passeio imperdível. E o melhor: de graça!
La Rocca
Além das muralhas, a fortaleza de Bérgamo, conhecida como La Rocca está muito bem conservada. Atualmente, ela também cede lugar para o Museu Histórico de Bérgamo e oferece uma das vistas mais incríveis da cidade alta para outros pontos da cidade alta e alguns pontos da cidade baixa.
Gaetano Donizetti
Bérgamo é a cidade natal de Gaetano Donizetti, um famoso compositor italiano do século XIX. Para os fãs do músico, é possível visitar a Casa Natal de Donizetti na cidade alta, onde é possível conhecer o quarto em que ele nasceu, e ainda visitar o Museu Donizettiano também na cidade alta, com itens que relembram sua carreira. Na cidade baixa, existe o Teatro Gaetano Donizetti, que recebe concertos e shows importantes.
Accademia Carrara
Na cidade baixa, a parte mais nova da cidade, fica uma das academias de belas artes mais importantes da Itália, a Academia Carrara. Começou como a pinacoteca do conte Giacomo Carrara no século XVIII. Com sua morte, a gestão de sua coleção passou para as mãos da prefeitura de Bérgamo. Atualmente, possui mais de 1.800 pinturas feitas entre os séculos XV e XIX.
Se for a Bérgamo, não se esqueça de andar de funicular, um dos mais bem conservados na Itália 😉