Bressanone/Brixen
Véspera de Natal e outra cidade que é rota dos famosos mercadinhos de Natal que acontecem por toda a Itália (mas são mais populares no norte) é Bressanone/Brixen. Uma cidade com pouco mais de 21 mil habitantes, é considerada também a cidade mais antiga do Tirol. Além do mercadinho de Natal, a cidade também tem seu charme (claro!).
O que mais a cidade tem a oferecer além do mercadinho?
Catedral de Bressanone
A catedral é muito rica em mármore e candelabros de vidro de Murano. O barroco da igreja é tipicamente italiano e não tirolês, como era de se esperar. É dedicada a Santa Maria Assunta e San Cassiano. Sua construção começou no século X, mas foi destruída completamente durante um incêndio no século XII. Sobre os restos dessa antiga igreja foi construída a nova.
Torre Branca
A Torre Branca faz parte da paróquia da cidade e foi construída no século XV e originalmente era conhecida como Torre Negra. No século XVI, o teto negro foi murado, alterando não somente sua cor, mas também o nome. Em 2007, ela passou por uma reestruturação e o topo da torre voltou a ter a coloração branca. Ela tem um relógio lunar.
Abadia de Novacella
Uma abadia agostiniana, ela fica nas redondezas de Bressanone (cerca de três quilômetros ao norte), sendo uma das abadias mais importantes do norte da Itália. É possível conhecer essa igreja barroca através de uma visita guiada, além do seu famoso claustro gótico e a biblioteca. Merece ainda uma parada na cantina da abadia, para degustar comidas locais.
Museu dos Presépios
Juntamente com o Museu Diocesano, o Museu dos Presépios é um dos principais museus da cidade. Durante essa época natalina, na qual a cidade também tem um calendário do advento, existe uma coleção com mais de 200 presépios feitos a mão, que vêm de várias regiões, como o próprio Tirol, a Sicília e Nápoles. Ele funciona somente entre 1º de dezembro e 6 de janeiro.
As ruas
Simplesmente belíssimo de admirar é o panorama da cidade de Bressanone, com seus prédios coloridos que se alternam e tendo como pano de fundo os maravilhosos Alpes. Uma das ruas que merece uma passada é a Via dei Portici Minore, muito charmosa. Outra fachada muito famosa é a do Hotel do Elefante, que tem um afresco de um elefante na fachada!