Como chegar a Milão
Existem várias formas de chegar em Milão e todas muito fáceis, já que a cidade é o ponto de ligação entre o norte e o sul da Itália, além de ter localização privilegiada, perto do mar e das montanhas, ser metrópoles e capital de negócios na Itália.
Por esses fatores, é fácil chegar a Milão tanto através de estradas quanto de trens, além de aviões, já que Malpensa, que fica na região metropolitana de Milão, é uma das principais portas de entrada e saída da Europa.
Aeroporto de Malpensa em Milão
De avião
Milão possui três aeroportos: Milano-Malpensa, Milano-Linate e o Aeroporto Internacional de Orio al Serio (BG), que são servidos tanto de voos locais quanto nacionais e internacionais. Malpensa é o de maior escala, sendo a principal porta de entrada internacional e fica a cerca de 45 minutos da Estação Central. Linate é o aeroporto da cidade, muito próximo ao centro, a menos de 20 minutos. Já o Orio al Serio fica a 40 minutos da cidade e ali pousam aviões de companhias low-cost.
De trem
Chegar de trem é uma das melhores formas porque você já sai no coração da cidade e a poucos passos tanto de pontos de ônibus quanto do metrô, que chegam aos principais pontos turísticos da cidade. Na Stazione Centrale, chegam trens de toda a Europa e da Itália. Na estação de Porta Garibaldi, chegam trens das principais cidades italianas, mas também os de Paris. Na estação de Cadorna, os trens de cidades vizinhas. Já em Lambrate, passam trens regionais e inter-regionais. Tanto da Central quanto de Cadorna e Garibaldi, partem os shuttles para os aeroportos milaneses. Da Central, parte o trem para o aeroporto de Malpensa.
Estação Central de Milão
De carro
Para quem quiser chegar até Milão de carro, basta pegar a Autostrada A1 de Firenze-Bologna ou a A7 de Genova ou a A4 de Torino-Venezia ou a A8 da Autostrada dei Laghi. Normalmente, as maiores estações de metrô em Milão – normalmente, aquelas perto das saídas tangenciais como a Cologno Nord, Famagosta, Abbiategrasso, Assago, Rho-Perto, San Donato, Cosamina, entre outras – existem grandes estacionamentos, que você poderá deixar o carro para pegar o metrô até o centro da cidade.
O metrô
Milão oferece um serviço de metrô com três linhas que atravessam toda a cidade e se cruzam em diversas estações, por exemplo, na Centrale (linhas 2 e 3) e no Duomo (linhas 1 e 3). São quase 100 estações de metrô que chegam até algumas regiões bem afastadas da cidade. Para alguns pontos da cidade onde o metrô não chega, Milão ainda oferece amplas redes de ônibus e tram.
Para saber o que fazer em Milão, clique aqui. Para saber quais obras de arte ver na cidade, clique aqui.