Como chegar dos aeroportos de Fiumicino e Ciampino até o centro de Roma
A maioria dos vôos a Roma tem desembarque no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino – o maior da Itália, que fica a 30 km do Termini, a estração ferroviária central. Algumas companhias low-cost, entre elas easyJet e Ryanair, usam um aeroporto secundário, o Ciampino, que está a 15 km do Termini. Veja as opções de transporte entre a cidade e seus aeroportos.
ROMA FIUMICINO
TÁXI
Os pontos oficiais de táxi estão nos terminais 1, 2, 3 e 5 do aeroporto.
As corridas de e para Fiumicino são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem.
Na Roma central (dentro das muralhas aurelianas) paga-se 48 euros. Link para os preços atualizados aqui.
TREM RAPIDO
A linha Leonardo Express liga o aeroporto Fiumicino à estação de trem Termini sem paradas. As saídas acontecem a cada meia hora. Os trens circulam entre 6h38 e 23h38.
O ticket é vendido no guichê ou em máquinas de autoatendimento. A passagem é relativamente cara (custa 14 euros) e não pode ser paga com o Roma Pass. Por isso, o Leonardo da Vinci Express vale mais a pena para para quem está sozinho ou em dupla, hospedado nos arredores do Termini e pode seguir a pé ao hotel.
Um táxi do Termini ao Campo de’ Fiori sai por volta de 13 euros. Ao centro histórico, em torno de 10.
Caso prefira seguir de transporte público, consulte o site da Atac para ver a melhor forma de chegar ao seu destino.
O metrô serve melhor para quem está hospedado no centro histórico. Para Trastevere e Campo de’ Fiori, use ônibus.
TREM METROPOLITANO
O trem regional da linha FR1 liga o aeroporto Fiumicino a Roma sem passar pelo Termini. O trajeto tem várias paradas, e a sétima delas, Trastevere, é a estação mais útil ao turista.
As saídas acontecem a cada 15 minutos. Os trens circulam entre 5h58 e 23h18.
A passagem é mais econômica: custa 11 euros. Pode ser comprada no guichê ou em máquinas de autoatendimento. O Roma Pass não é aceito.
O trem metropolitano serve especialmente para quem está hospedado no Trastevere, uma das áreas mais interessantes da cidade.
Um táxi da estação Trastevere ao Campo de’ Fiori custa em torno de 10 euros. Ao centro histórico, cerca de 15.
Caso prefira seguir de transporte público, veja no site da Atac qual a melhor forma de chegar ao seu destino.
ÔNIBUS
Algumas linhas de ônibus ligam Fiumicino ao centro de Roma de forma mais econômica – mas bem mais lenta. Espere gastar uma hora no trajeto, enquanto o trem expresso leva à cidade em 30 minutos.
Os ônibus da Terravision partem do terminal 3. A viagem é direta a estacão central de trem Termini, e a passagem custa 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Há descontos para bilhetes ida e volta. Consulte horários no site oficial.
Os ônibus da SIT custam 6 euros e levam ao Termini com parada perto do Vaticano. O bilhete pode ser comprado diretamente no ônibus, ou online, com desconto (o preço cai para 5 euros). Saídas do terminal 3. Consulte horários no site oficial.
Veja outras opções de linhas no site do aeroporto de Fiumicino.
ROMA CIAMPINO
Há trens regionais de Ciampino ao Termini, mas a estação não fica no aeroporto, e sim no centro da cidadezinha que lhe empresta o nome. É preciso pegar um ônibus do centro para chegar ao aeroporto. Evite maiores complicações e prefira ônibus ou táxi.
TÁXI O ponto oficial de táxi está na saída do aeroporto. As corridas de e para Ciampino são tabeladas. A bagagem não é cobrada. Para a região central de Roma (dentro das muralhas aurelianas), o preço é 30 euros. Link para tarifas atualizadas aqui.
ÔNIBUS Algumas linhas de ônibus fazem o trajeto Ciampino-Termini. Os pontos ficam próximos ao setor de embarque internacional, e a viagem leva em torno de 40 minutos. Os ônibus da Terravision custam 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Bilhetes ida e volta têm desconto. Consulte horários no site oficial. Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.