Dois dias em Volterra
Volterra faz parte da província de Pisa na região da Toscana e tem pouco mais de 10.000 habitantes. Conhecida pela extração e pelo trabalho no alabastro, é uma cidade de origem etrusca ainda envolvida por uma grande muralha.
Uma cidadezinha muito charmosa e com bons pontos para visitação. Vamos ver o que fazer em dois dias na cidade?
No primeiro dia, comece pelo coração da cidade na Piazza dei Priori, onde fica o Palazzo dei Priori, um importante prédio do século XIII e o mais antigo da cidade, onde atualmente encontra-se a prefeitura da cidade. Praticamente ao lado dele, está a catedral da cidade (duomo) chamada de Santa Maria Assunta.
Um pouco mais acima, fica o Teatro Romano. Ele foi descoberto apenas na década de 50 durante uma escavação. Sua origem provavelmente é do século I a.C., sendo abandonado no final do século III. Hoje, é possível ver apenas algumas estruturas que provavelmente são analogias aos teatros gregos.
Perto do Teatro Romano, se ainda houver tempo, encontra-se o Ecomuseo dell’Alabastro (que fica ao lado da Pinacoteca também). A famosa pedra que é extraída na cidade é o tema principal, então estão expostas várias obras de arte antigas feitas por artesãos com ela. Para quem quiser levar alguma peça feita em alabastro é importante verificar se existe o selo da cidade, o que garante sua originalidade.
No segundo dia, explore o lado etrusco da cidade. Mais ao sul dela, começam as escavações etruscas na antiga acrópole, onde ainda é possível ver as bases do que seriam dois templos. O acrópole fica dentro de um parque e mais adiante fica a Fortezza Medici, feita na mais alta colina da cidade.
Importante ressaltar que não é possível visitar a fortaleza porque atualmente é usada como prisão de segurança média, portanto ela não é nem acessível nem visitável, mas ainda assim é possível contemplá-la do lado de fora.
O museu mais importante da cidade é o Museo Etrusco Guarnacci, que possuí uma das mais belas coleções de arte etrusca na Itália. São três andares com mais de 30 salas, além de um jardim. Quem busca algo um pouquinho mais aterrorizante pode se satisfazer com o Museu da Tortura na Piazza XX Setembre.
Uma cidade que mistura épocas medievais e etruscas e parece ter parado no tempo. Como não amar?