Florença de graça!
Florença é considerada uma das cidades mais caras da Itália. De fato, a hospedagem e a alimentação ali podem sair bem caras, principalmente nos períodos de alta temporada.
Ainda assim, é possível economizar de outra forma: fazendo alguns passeios de graça. Claro, os principais museus são pagos, mas tem muita coisa bem legal para fazer em Florença sem tirar um euro do bolso!
Vamos ver algumas opções?
O Duomo
A famosíssima catedral de Florença, a Santa Maria del Fiore, tem entrada totalmente gratuita! Só se paga caso você queira subir em sua cúpula – com uma das vistas mais bonitas da cidade. Se você não puder, não se preocupe, a catedral em si é lindíssima. Não se esqueça de observar bem os detalhes de sua fachada, feita em mármores verde, branco e rosa. E quando estiver dentro dela, não se esqueça do famoso afresco de Vasari, que enfeita a igualmente famosa cúpula.
Tour gratuito
Sim, existem tours gratuitos na cidade, oferecidos por guias (o que se aconselha é deixar uma pequena gorjeta a eles ao fim do serviço). O primeiro é o “Renaissance tour” que sai às 11:00 da Santa Maria Novella e dura cerca de duas horas, passando pelo Duomo e terminando na igreja Santa Croce. O segundo se chama “Medici tour” e sai do mesmo local, mas às 16:00 e passa pelas principais residências dos Medici. Não precisa agendar, basta aparecer no local indicado! (www.florencefreetour.com) Demais, não?
Ponte Vecchio
Claro que não poderia faltar ela, um dos maiores símbolos de Florença. A Ponte Vecchio, ou ponte velha, hoje é um local reservado somente para pedestres e ao longo dela, existem diversas lojas que vendem uma única coisa: ouro. Dizem que é muito chique comprar alguma joia. Mas lembre-se de que olhar não arranca pedaço e nem tira dinheiro do bolso. Ao invés disso, contemple uma das mais belas vistas para o rio Arno.
Porcellino
Passar por Florença e não visitar o Porcellino é quase um pecado capital. O famoso porco fica na Loggia del Porcellino ou Mercato Nuovo, onde hoje fica um mercado que vende de tudo. A tradição é esfregar sua mão no nariz do Porcellino para voltar a Florença. Eu fiz e deu certo! A segunda é colocar uma moeda na boca dele e se ela cair aos pés dele, sem tocar as grades: muita sorte para você! Aproveite que está no mercado novo da cidade e visite as inúmeras barraquinhas com artesanato.
Palazzo Strozzi às quintas à noite
Quer saber como viviam os nobres florentinos na época do Renascimento? O Palazzo Strozzi por tradição é pago, mas às quintas-feiras das 18:00 às 22:00 é possível entrar nessa pequena fortaleza fiorentina para acompanhar algumas mostras de arte totalmente gratuitas!
Os mercados
O maior mercado da cidade é o Mercato Centrale, o Mercadão de Florença. Em um ambiente totalmente fechado, você encontrará os melhores produtos da região, e tudo muito fresco. Desnecessário dizer que é um ótimo local para você fazer um lanchinho no período da manhã ou da tarde. Encontre uma variedade de verduras, legumes, frutas, queijos, salames, presuntos… e tudo aquilo que os italianos fazem de melhor. Em volta do mercado fica outro mercado famoso: o de San Lorenzo. Este último é um pouco diferente: vende roupas, couro e lembrancinhas. É ótimo também!
La Loggia dei Lanzi
Se a questão é ver esculturas, Florença também te oferece isso e de graça. Basta visitar a Loggia del Lanzi em frente ao Palazzo Vecchio, bem perto da Galleria degli Uffizi. A Loggia reúne algumas estátuas que ficam totalmente a céu aberto. Algumas pessoas se encontram ali para conversar ou simplesmente ler um livro. Você também poderá admirar o famoso Davi de Michelangelo, mas lembre-se: o original mesmo está na Galleria dell’Accademia (paga).
Uma carta para Beatriz
Não sabe quem foi Beatriz? Ela foi o grande amor da vida de Dante (não sabe quem é Dante? Então, eu começo a ficar preocupada por você). Entre o Museo del Bargello e o Duomo, encontra-se uma pequenina (mesmo) igreja chamada Santa Margherita de’ Cerchi. Durante anos, essa igreja pertenceu à família de Beatriz. E exatamente ali, Dante a viu pela primeira vez. Hoje, essa é igreja também é conhecida como a igreja de Dante e é possível enviar uma carta à Beatriz.
Piazzale Michelangelo
A caminhada é dura na subida, mas a vista compensa e muito. Provavelmente, a mais bela vista para o centro histórico de Florença. No verão, as pessoas costumam se reunir para fazer piqueniques e tudo isso com trilha sonora porque sempre tem algum violeiro tocando. No outono, as folhas amareladas enfeitam o chão. Se for até lá, fique até o por do sol. Vale a pena!
Passeio pelo Arno
Se ainda tiver fôlego, caminhar ao longo do rio Arno é uma opção totalmente excelente porque, além de passar por alguns pontos turísticos importantes, você encontrará outros que ficam totalmente fora dos roteiros usuais. É, sem dúvida alguma, imperdível.
Viu como Florença não precisa ser cara? 😉