Lago de Como, o que fazer
O Lago de Como é o terceiro maior lago da Itália, considerado um dos mais bonitos do mundo. Ele fica na região de Lombardia, bem ao norte do país pertence a duas províncias, a de Como e a de Lecco. O que mais se destaca nesse lago, além de sua beleza natural, são as pequenas vilas que ficam em volta dele.
Conheça algumas delas:
Como
A cidade que dá nome ao lago é a maior de todas, sendo a 5ª maior cidade da região da Lombardia. É considerada a capital do lago e o centro da cidade fica em frente ao lago. Ganham destaque na cidade a catedral, belíssima, e outras duas igrejas muito bem conservadas, a San Abbondio e a San Fedele, além de vários outros prédios e monumentos de interesse arquitetônico.
Bellagio
É considerada a verdadeira pérola do Lago de Como. Ela fica em uma posição mais central, bem na ramificação do lago (que tem dois braços, formando um Y invertido). No ano passado, se fundou à cidade de Civenna, preservando o nome Bellagio. Ela tem pouco mais de 8 mil habitantes e é famosa por suas vilas: a Villa Serbelloni e a Villa Melzi, ambas belíssimas.
Varenna
De frente para Bellagio, mas aos pés das montanhas, fica Varenna, cidade que não chega aos mil habitantes. Uma antiga vila de pescadores, hoje chama atenção por sua tranquilidade e casas em tons pastéis na beira do lago. Aqui também existem duas vilas, a Villa Cipressi e a Villa Monastero, além de um castelo (de Vezio) e o menor rio da Itália, o Fiumelatte, que só corre de março a outubro e tem 250 metros.
Lecco
A cidade de Lecco fica na ponta oposta a de Como e também é uma cidade maior, com quase 50 mil habitantes. Foi muito importante na época Medieval, sendo anexada ao Ducado de Milão, mas foi sob o domínio austríaco que ela obteve seu período de maior esplendor. Nos seus prédios, predomina o estilo neoclássico, contando com algumas igrejas e basílicas e, claro, algumas vilas!
Tremezzo
Conhecida como Tremezzo, desde 2014 se juntou a cidade de Tremezzina, adotando este último nome. A cidade é pequena, com pouco mais de mil habitantes e que chama atenção aqui é exatamente uma vila, a Villa Carlotta, uma linda construção do século XVII e com um jardim botânico belíssimo, considerado um dos lugares mais bonitos de todo lago.
São em torno de 30 cidades em volta do Lago de Como. O ideal é passar uns dois dias pela região para explorá-la aos poucos e sem pressa. Até porque os serviços de barco, dependendo da cidade, não funcionam nem de hora em hora!