Nas águas de Pésaro
Pésaro fica na região das Marche na Itália, na costa, faz parte da província de Pésaro e Urbino. As águas da cidade são premiadas, já há anos, com a Bandiera Blu, um índice de qualidade, que leva em consideração a limpeza das praias e as facilidades aos turistas.
Pésaro também é conhecida por sua cerâmica e por ser uma cidade multiétnica, já que ao longo da sua histórias diferentes povos passaram por suas terras e deixaram sua herança.
O que ver nessa bela cidade?
Catedral de Pésaro
O lugar de culto mais importante da cidade ganhou suas características neoclássica durante suas restaurações. Antigamente, sua arquitetura era gótica. Acredita-se que tenha sido construído por volta do século VI, onde surgia um templo da época romana. A catedral é muito rica em mosaicos, realizados em diferentes épocas.
Casa Rossini
Um dos grandes compositores italianos, Gioacchino Rossini, nasceu em Pésaro e exatamente nessa casa que atualmente é um museu. Antiga Via del Duomo, a rua foi rebatizada de Via Rossini. Somente depois de 100 anos do nascimento do compositor é que a prefeitura de Pésaro comprou o prédio para transformá-lo em um museu.
Teatro Rossini
Antigo Teatro do Sol, surgiu no século XVII, passou a se chamar Teatro Novo depois que Rossini dirigiu ali uma de suas óperas. Passou a ter o nome do compositor somente em 1855. Passou por muitas transformações. Durante todo o ano, o teatro recebe peças de teatro, óperas e shows. É um belíssimo local.
Palazzo Ducale
Na Piazza del Popolo, o Palazzo Ducale foi, ao longo dos anos, residência de muitas famílias importantes. Durante o século XVI, a estrutura sofreu sérios danos decorrente de um incêndio, e os Rovere iniciaram sua reconstrução logo em seguida. Atualmente, é sede da prefeitura e não é possível visitá-lo inteiramente. Mas sem dúvida, é um belo exemplo de arquitetura.
Villa Ruggeri
É considerada uma das principais obras em estilo liberty da Itália e se encontra na costa de Pésaro. Sua construção ocorreu no início do século XX por vontade de Oreste Ruggeri, um dos homens mais ricos da cidade. É considerada um dos símbolos da cidade por conta de suas belas decorações. Sem dúvida, parada obrigatória para quem está em Pésaro.
Outra parada obrigatória que nem precisa ser mencionada é o mar, né? 😉