O que fazer em 3 dias em Bolonha
Uma cidade como Bolonha merece uns três dias de seu roteiro porque sem dúvidas tem muito a oferecer a qualquer viajante. Aqui vai, então, a minha sugestão do que fazer em três dias nessa cidade.
Dia 1
Separe esse dia para conhecer o centro histórico de Bolonha na sua principal praça, a Piazza Maggiore. Aqui, você terá em frente um do outro o Palazzo del Podestà e a Basílica de São Petrônio, dois dos principais monumentos da cidade. Um pouco atrás do Palazzo del Podestà, outro importante monumento, a Fontana do Netuno. Não se esqueça de passar pela Biblioteca Salaborsa, atrás da Fontana. E se quiser uma comidinha típica, não deixe de visitar o Mercado do Meio, que fica ali perto, ou o Eataly.
Dia 2
Comece o dia cedo no principal parque da cidade, o Parque della Montagnola, que é muito bonito. Ali perto, fica uma das portas de Bolonha, a Porta Galliera. Paralelo ao parque, fica a Via Indipendenza, uma das principais da cidade, que recebe um famoso mercado às sextas e aos sábados. Se você for em outros dias da semana, em frente ao parque tem outro mercado, o La Piazzola di Bologna e bem próximo dele, os famosos canais. Siga pela Via Federico Venturini para ver um deles.
Dia 3
O dia merece ser finalizado visitando o principal cartão postal da cidade: as torres Asinelli e Garisenda. Suba a Asinelli (são quase 500 degraus) para ter uma visão panorâmica de Bolonha. Próximo a elas, fica a Via Zamboni que te levará a uma das universidades mais antigas do mundo. Passe o resto do dia para conhecê-la. Caso sobre tempo, a Pinacoteca de Bolonha fica a poucos passos da universidade.
E ficou faltando coisa…