O que fazer em Montepulciano
Montepulciano fica na província de Siena, na Toscana, e conta com menos de 15 mil habitantes, mas tem história muito antiga, sendo originada pelos Etruscos no século IV a.C.. Também é conhecida por sua boa variedade de vinhos, junto com sua quase vizinha Montalcino.
Vamos ver o que é possível fazer nessa bela pequenina cidade?
Porta al Prato
É possível começar um passeio por Montepulciano através de uma de suas portas, tanto a Porta al Prato ou a Porta delle Farine. A muralha que circunda a cidade é bem antiga. Entrando pela Porta al Prato, logo se vê a Coluna de Marzocco, com um leão de Florença na ponta, e alguns prédios históricos.
Entre esses prédios, estão o Palazzo Avignonesi e a Igreja de Santo Agostinho, que dizem ter dentro dela um crucifixo feito por Donatello. Em frente a essa igreja, a Torre Pulcinella. Não se esqueça de olhá-la até em cima para ver uma figura bastante diferente no topo de seu relógio.
Piazza Grande
Seguindo sempre reto pela rua principal, o Corso, é possível ver o Palazzo Cervini. Mais a frente, fica a casa do poeta Angelo Poliziano, que teve patrocínio de ninguém menos que Lorenzo dei Medici. Além disso, Poliziano também era responsável pela educação dos filhos dos Medici.
Na Piazza Grande fica basicamente o coração da cidade. Ali, encontram-se uma bela fonte, a Catedral, o Palazzo Comunale, o Palazzo Tarugi e o Palazzo Contucci – neste último, é possível fazer degustação de vinho. É possível subir na torre do Palazzo Comunale para ter uma vista incrível de toda a cidade.
Fortaleza
O passeio termina na Fortaleza e na igreja Santa Maria dei Servi, que ficam praticamente na ponta da cidade, permitindo que o turista tenha outra visão dos campos toscanos.
Sem dúvida alguma, belíssima!