O que fazer em Turim
Turim, Torino em italiano, é uma cidade incrível que te oferece muitas opções do que fazer. Dizem que é a cidade cultural da Itália. A família real italiana morou lá, então existem muitos castelos e palácios tanto na cidade quanto em volta dela.
Já adianto: um dia na cidade não é nada. E digo isso por experiência própria. Recomendo pelo menos três dias em Turim para poder fazer as coisas com calma.
Deixo abaixo algumas das principais atrações, mas lembre-se: Turim oferece muito mais!
Polo Reale
Como eu disse, Turim foi a cidade da família real italiana o que é hoje conhecido como Polo Real di Torino nada mais é do que algumas das antigas acomodações da família. Atualmente, esse complexo (enorme, diga-se de passagem) compreende o palácio real, a biblioteca, a armaria, o museu arqueológico e a galeria Sabauda. Reserve pelo menos duas horas se quiser visitar tudo.
Museo Egizio
Outra parada quase que obrigatória é o Museu Egípcio. Ele foi reformado recentemente e quando reabriu, as filas eram gigantescas. Também pudera, a sua coleção só não é mais importante que a do Cairo. Inclusive, dentro do museu, existe um templo que foi doado à Itália pelo Egito, completamente reconstruído. Não perca a Galeria dos Reis, magnífica. Ainda existe a possibilidade de filas, principalmente em alta temporada e aos finais de semana. Você pode agendar um horário no site oficial.
Catedral de São João Batista
A importância dessa igreja vai além de ela ser a catedral de Turim. O famoso Duomo é a casa do que os italianos chamam de Sacra Sindone e nós conhecemos como Santo Sudário. De acordo com especialistas, o sudário teria sido o tecido que envolveu Cristo após ele ser retirado da cruz. Foi trazido para a Itália pelos Savoia, que depois o doaram para o país. A manta não fica exposta, ela é mostrada somente em ocasiões muito especiais.
Os cafés
Falar em Turim seu mencionar seus cafés históricos seria um ultraje. A cidade está repleta deles, sendo que os mais importantes ficam na Piazza San Carlo, a mais importante da cidade. Para em qualquer um deles e sinta todo o glamour que os envolve. Quase obrigatório também é pedir um bicerin, a bebida típica da cidade, que é uma mistura de café, chocolate e nata. Ah, quando estiver na Piazza San Carlo, procure o touro de ouro e pise em seu saco: dá sorte.
Mole Antonelliana e o Museu Nacional do Cinema
O símbolo da cidade de Turim também abriga o Museu Nacional do Cinema. A famosa Mole Antonelliana é a estrutura mais alta da cidade. É possível subir em seu elevador panorâmico para ter uma bela vista de Turim. Originalmente feita para abrigar uma sinagoga, hoje ela abriga uma coleção relacionada ao cinema coletada por Maria Adriana Polo.
Apenas uma prévia da maravilha que é Turim. Difícil é não querer voltar…