O que visitar na Puglia
A Puglia, região bem ao sul da Itália, também é conhecida como Apulia. Cheia de belíssimas praias e famosa por sua costa azul, ela também oferece belos locais com monumentos históricos e alguns patrimônios da Unesco.
Sua beleza muitas vezes passa batido por turistas, que preferem visitar as cidades clássicas, normalmente no norte da Itália, descendo até no máximo Nápoles ou Costa Amalfitana.
Uma coisa é certa: vale a pena descer mais um pouco para se deslumbrar com as paisagens dessa região.
Lecce é conhecida como a Florença do sul e é uma cidade simplesmente incrível, considerado um dos lugares da Puglia para se visitar pelo menos uma vez na vida. São vários exemplos de arquitetura e obras de arte do período barroco, outra característica que define a cidade, sendo uma das pérolas para quem ama esse estilo.
A cidade tem uma pedra característica que os italianos chamam somente de pietra (pedra) com a qual é feita a maioria de seus prédios históricos ao longo dos séculos. Sem dúvida alguma, a Basílica de Santa Croce é um dos pontos imperdíveis.
De tirar o fôlego, as grutas de Castellana foram descobertas na década de 1930 e são um dos principais pontos turísticos da região. São cinco cavidades que compõem as grutas, conhecidas como: grutta nera, salone delle statue, sala della civetta, sala dell’altare e grotta bianca. Elas são ligadas por corredores e galerias, tanto naturais quanto artificiais.
A cidade de Castellana fica na província de Bari. As grutas se formaram há mais de 60 milhões de anos. Existem tanto visitas diurnas quanto noturnas, estas últimas durante o verão e próximo do Natal, e o visitante pode escolher o tamanho do percurso. Sem dúvida, uma joia na Puglia!
Para quem busca mares maravilhosos, o mais famoso fica na subregião de Gargano, conhecida como a “espora da Itália” porque fica bem na ponta da bota e é completamente circundada pelo mar adriático. A zona é extremamente rica em balneários, sendo um dos mais bonitos a que fica na cidade de Vieste, conhecida como a pérola do Gargano.
Para quem quer mais contato com a natureza, o Parque Nacional do Gargano fica nessa região e é considerado um dos mais importantes do país.
Ostuni é conhecida também como “a cidade branca”. Não precisa nem explica porquê depois de ver essa foto, não é? As casas do centro histórico dessa cidade são inteiramente recobertas por cal. Além de ser um local rico em arquitetura, Ostuni também é famosa por suas praias da costa adriática.
Dos monumentos históricos e religiosos espalhados por essa belíssima cidade, não dá para perder a Catedral, em estilo gótico tardio, o monastério das Carmelitas e também a reserva de Torre Guaceto, parque natural muito bem conservado e protegido.
A Puglia é encantadora. Tem mais alguns pontos interessantes para conhecer nessa região, que eu comentarei no próximo post 😉