Obras de arte em Milão
A maioria das pessoas conhece Milão como a capital da moda e seus famosos outlets. Mas nem só de grifes vive a capital da região da Lombardia Nela, também se encontram algumas obras de arte muito importantes mundialmente.
Engana-se quem acha que Milão é feita apenas de vitrines. Já falei sobre alguns monumentos e museus importantíssimos da cidade nesse post aqui, e convenhamos, é uma cidade muito rica artistica e culturalmente falando.
A Última Ceia – Leonardo da Vinci
Conhecida pelos italianos como Il Cenacolo, a Última Ceia de Leonardo da Vinci é uma das maiores obras de arte do mundo e só é possível vê-la em Milão, afinal, ela foi pintada na parede do refeitório do convento Santa Maria delle Grazie. Sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e à má técnica utilizada por Leonardo. Para vê-la, é necessário agendar com três meses de antecedência! Vale cada minuto de espera! 😉
O Beijo – Francesco Hayez
Quem visitar a Pinacoteca de Brera em Milão, não deve deixar de ver a famosa pintura de Francesco Hayez, O Beijo. Apesar do sobrenome, Hayez era italiano, nascido em Veneza e morreu em Milão, em 1882. Sua obra mais famosa mostra um casal apaixonado se beijando. Um grande clássico do estilo romano italiano, a obra foi reproduzida muitas vezes por outros artistas.
Casamento da Virgem – Rafael Sanzio
Mais um imperdível para quem visitar a Pinacoteca de Brera, essa pintura a óleo de Rafael Sanzio merece destaque. O Casamento da Virgem é uma das obras mais célebres do artista e marca seu amadurecimento artístico. Atente para o detalhe da porta do prédio que marca o fundo da pintura, no qual lemos “Raphael Vrbinas” e a data “MDIIII”, respectivamente o nome do pintor de Urbino e a data, 1504.
Cristo Morto – Andrea Mantegna
Outra obra de arte importante que se encontra na Pinacoteca de Brera é o Cristo Morto de Andrea Mantegna, que nasceu em Isola di Carturo, na região do Vêneto, que atualmente se chama Isola di Mantegna, exatamente em homenagem ao seu habitante mais famoso, e morreu em Mântua, ao lado de Milão. O Cristo chama atenção porque seus pés “seguem” o observador que fica em frente ao quadro.
Pietà Rondanini – Michelangelo
A última obra de Michelangelo não se encontra em Florença, mas em Milão. A Pietà Rondanini está conservada no Castelo Sforzesco e dizem que Michelangelo teria trabalhado nela poucos dias (ou horas) antes de morrer. A obra está totalmente inacabada, com poucas partes do corpo polidas, como as pernas de Cristo.
Cesta de Frutas – Caravaggio
Os fãs de Caravaggio não devem deixar de ver uma de suas obras que se encontra em Milão, a pintura a óleo, Cesto de Frutas, feita em 1599 e atualmente conservada na Pinacoteca Ambrosiana. A pintura foi feita a pedido de um cardeal, um dos protetores de Caravaggio. O que impressiona nessa obra, como outras de Caravaggio, é o realismo.
Retrato de Um Músico – Leonardo da Vinci
Por fim, os fãs de Leonardo da Vinci devem ficar de olho em outra obra do artista deixada em Milão, o Retrato de Um Músico, feita provavelmente nos anos 1480. Sua importância reside no fato de ela ser a única pintura-retrato de um homem atribuída a Leonardo, que pode ter sido um professor da capela da Catedral de Milão. Esta obra também se encontra na Pinacoteca Ambrosiana.
Uma Milão para os amantes da arte 😉