Os 6 principais pontos turisticos de roma
Roma é uma cidade incrível. Esses monumentos e museus são considerados os mais importantes da cidade, mas também dizem que uma vida não é suficiente para conhecer tudo que Roma tem a oferecer. Eu acho que é verdade…
Fontana de Trevi
Imortalizada pelo filme A Doce Vida de Fellini. A fonte mostra Netuno ao centro que anda em uma charrete em forma de concha puxada por cavalos marinhos. Para quem for supersticioso, como quase todos os italianos, tem que jogar a moeda de costas para a Fontana com a mão direita por cima do ombro esquerdo, se quiser voltar a Roma.
Coliseu, Fórum Romano e Palatino
Provavelmente, os monumentos que todos querem conhecer. Simplesmente imperdíveis. O coliseu, antigamente chamado de Anfiteatro Flaviano, foi o primeiro permanente de Roma, construído em 72 d.C., para 70 mil pessoas. Para chegar ao Fórum Romano e Palatino, tem que passar pelo Arco de Constantino. Na segunda parte do complexo, você encontrará a Via Sacra, templos, basílicas e o Arco de Tito. O Palatino é uma das sete colinas de Roma e o local que abrigava a elite da época.
Museus Capitolinos
Atrás do Palatino, os dois antigos prédios, Palazzo dei Conservatori e Palazzo Nuovo formam um dos museus mais importantes de Roma, com uma das coleções romanas mais ricas. A famosa estátua da loba romana encontra-se nesses museus.
Pantheon
Construído em homenagem aos deuses em 27 a.C., foi destruído no incêndio no ano 80 e reconstruído pelo imperador Adriano. Somente no século VI, ele foi doado ao Papa Bonifácio IV que o tornou em igreja cristã. Atualmente, abriga o túmulo dos dois primeiros reis da Itália unificada.
Basílica de São Pedro
A maior basílica do mundo foi edificada sobre o túmulo do apóstolo Pedro, que foi crucificado a pedido de Nero. Além das famosas colunas de Bernini, que ficam ao redor da basílica, destaca-se também o obelisco no centro da praça, trazido por Calígula, de Alexandria, Egito. Dentro da basílica, existem várias obras, mas a que provavelmente mais se destaca é a Pietà de Michelangelo.
Museus do Vaticano
O complexo inclui museus, galerias e partes do palácio papal. Quem começou a construção desses museus foi o Papa Inocêncio III entre 1179 e 1181. A Capela Sistina, provavelmente a parte mais visitada do museu, só começou a ser construída em 1473, a pedido do Papa Sixto IV. Ainda ganham destaques os famosos Quartos de Rafael. Formam o complexo um total de 11 áreas, distribuídas entre museus, galerias, capelas e bibliotecas.
E eu posso assegurar que, se a superstição da Fontana de Trevi funcionar, cada vez que você voltar a Roma, será surpreendido 😉