Um fim de semana em Roma
Quando visitei Roma pela primeira vez, só consegui ficar um final de semana. Foi bem corrido, mas ainda assim, é possível visitar alguns dos principais lugares da cidade. Vai ficar muita coisa para trás, mas daí, são apenas desculpas para querer voltar. Provavelmente, você nem precisará de desculpas: vai querer voltar assim mesmo!
Castelo de Santo Ângelo
SÁBADO
Comece o dia cedo, os lugares começam a funcionar em Roma normalmente às 9:00. Para sua primeira parada, vá até o Vaticano – a estação mais próxima é a Ottaviano.
Se você quiser visitar os Museus do Vaticano é essencial fazer esse passeio no sábado, pois os museus são fechados aos domingos. Seria um desperdício visitar Roma e não conhecer a famosa Capela Sistina.
Entrar na Basílica de São Pedro é de graça, mas exige paciência na fila, pois todos passam por detectores de metal e de vestimentas: nada de shorts curtos e ombros de fora – é proibido. Se estiver calor, leve algo para jogar nos ombros ou cobrir as pernas apenas lá dentro.
Essa visita leva tempo, ainda mais se incluir os museus, que são enormes.
No período da tarde, siga reto pela Praça São Pedro e você chegará até o Castelo de Santo Ângelo. Essa belíssima fortificação atualmente cede espaço a um museu. Ele funciona todos os dias das 9:00 às 19:30.
Para encerrar o dia, você pode visitar o bairro de Trastevere, considerado o coração da vida noturna de Roma e o bairro dos jovens.
Coliseu
DOMINGO
Novamente, comece o dia cedo se não quiser enfrentar grandes filas, principalmente se for alta temporada. Comece seu dia visitando o monumento mais famoso da Itália: o Coliseu. Não se esqueça que além do Coliseu, existem ainda o Fórum Romano e o Palatino, que ficam do outro lado da rua.
Depois do famoso monumento, é hora de conhecer algumas praças em Roma. Siga reto pela Via dei Fori Imperiali e você chegará até o monumento a Vittorio Emanuele II, conhecido pelos romanos como “bolo de noiva” ou “máquina de escrever”, por conta de seu formato e tamanho.
Para o lado esquerdo da Via del Corso (a principal), ficam o Pantheon e mais a frente a Piazza Navona. Se você se perder, basta pedir indicações, fica tudo muito próximo. Do lado direito, ficam a praça Espanha e a famosa Fontana di Trevi.
Se eu fosse você, começaria pelo lado esquerdo, visitando o Pantheon e depois a praça Navona, depois seguindo para a praça Espanha e terminando o passeio em uma das fontes mais famosas do mundo. Afinal, a tradição diz que você deve jogar uma moeda acima de seus ombros, caso queira voltar a Roma.
Nada como fechar seu fim de semana já planejando sua volta 😉